03 junho, 2008


...do livro A EDUCAÇÃO E O SIGNIFICADO DA VIDA por Krishnamurti...

"Para instituirmos a educação correta, é indispensável compreender o significado da vida como um todo, e, para tal, devemos ser capazes de pensar, não rigidamente, mas de maneira direta e verdadeira. Um pensador inflexivel não tem pensar próprio, porque se ajusta a um padrão; repete frases e pensa dentro de uma rotina. Não se pode compreender a existência da forma abstrata ou teórica. Compreender a vida é compreender a nós mesmos; este é o fim da educação.
A função da educação é criar entes humanos integrados, e, por conseguinte, inteligentes. ...A inteligência não é mera cultura intelectual; não provêm dos livros, nem consiste em jeitosas reações defensivas e asserções arrogantes. O homem que não estudou pode ser mais inteligente do que o erudito. Fizemos de exames e diplomas critério de inteligência e desenvolvemos espíritos muito sagazes, que evitam os problemas humanos vitais. Inteligência é a capacidade de perceber o essencial, o que é; despertar essa capacidade, em si próprio e nos outros, eis em que se resume a educação.
A educação deve ajudar-nos a descobrir valores perenes..."

e finaliza o pensamento com o seguinte paragrafo:

" Os sistemas, quer educativos, quer políticos, não se transformam miraculosamente; só se modificam quando há em nós uma transformação fundamental. O indivíduo é de primordial importância, e não o sistema; e enquanto o indivíduo não compreender o processo total de si mesmo, nenhum sistema, seja da direita, seja da esquerda, trará ordem e paz ao mundo."

Um comentário:

Victor Hugo disse...

ótima postagem, não conhecia esse "sábio". Essa passagem resume bem o que venho pensando sobre educação ultimamente...
ah vou adicionar seu blog no meu tb!
por um acaso vc te msn?