30 maio, 2009

Cesse o sopro, então inspire nada mais



Faz tempo estou para postar algo neste estimado blogue. Vinham idéias, eu escrevia estas idéias. De tom poético, de tom político, de tom científico, de tom espiritualista. Tais divisões agora de muito pouco valem. Se olhamos janela afora, e se principalmente olhando para nosso próprio centro decidimos que nosso próprio sorriso e nossos sorrisos outros merecem constar no topo de qualquer lista, divisões se apresentam como equívocos e à unidade orienta-se nosso interesse.
Nem esta pequena introdução constava em escrever. E repito que várias vezes ensaiei postar algo neste blogue, mas escrevia e reescrevia e acabava não postando. Porém, hoje escrevi algo e tive vontade de compartilhar, mas faltando espaço, me lembrei do blogue e me motivei em deixar aqui. Estas palavras anteriores são mais no intuito de expressar a vontade da "troca de idéias" e a importância de um sempre presente diálogo criativo que nos colabore para "balançar" a vida, sem precisar de banco, que ainda assim possa contribuir para nos inventar a vida. Deixo, portanto, um simples texto que me veio.


Cesse o sopro, então inspire nada mais


Envolto em problemas científicos, canções de amor e futuros esquecidos.
Ao que aqui tudo é problema, perdendo a ciência, alheado seu amor e desvanecido o futuro.
Sobra quem para te ouvir cantar? Que é válido de se cantar?

Quando grita:
_Quero viver! Quero viver!

Por que então não vive?
A vida se ausentou de seu lado?
Em seu íntimo que agora habita?

Amanhã é tudo igual
Mataram os perfumes, as músicas e as cores.
Teu olhar já não chega mais,
nem me chegará.

Mas sonhe comigo,
pois eu sonho contigo.
Eu sei.

Somente isso,
eu sei.

4 comentários:

leogarin disse...

É uma honra e um prazer ter sua compania por aqui Trovão. Da mesma forma que a muito tempo vc ensaiava escrever algo, eu imaginava ver algo vindo da sua pessoa por aqui.
Sabia que isso um dia ia acontecer ... heheheh

Sobre o texto, o que posso falar.
No mínimo inspirador.
Um incentivo a filosofia do raciocínio, porem melancolicamente romantico (para aquele que observam a vida em sua frieza racional).
"Sobra quem para te ouvir cantar?" Parece mostrar uma dependencia do mundo exterior, dos ouvidos alheios. Porém, é isso que somos. Dependemos das outras pessoas e, sem elas, definitivamente, não podemos nos satisfazer.
Cabe ao nosso espírito egoísta tentar adaptar as vontades e prazeres individuais com as vontades e os prazeres daqueles que damos valor. Aqueles que nos satisfazem com os prazeres que possuem e que estão dispostos a compartilhar momentos e sentimentos conosco.

ou seja:

"sonhe comigo,
pois eu sonho contigo."

Felipe Trovão disse...

O prazer é sempre meu de poder compartilhar idéias!!! Eu também sabia que uma hora eu postaria aqui....quem sabe agora eu passo a postar mais - na verdade postar!!

Sobre o texto (e sempre é curioso e interessante ver os outros comentando o que escrevemos) é também curioso e interessante (talvez na mesma medida) lermos e 'pensarmos' no que nós próprios escrevemos. Eu pelo menos escrevo algo e depois tento entender o q escrevia, pelo menos nos escritos 'não-cientificos'.
Tentando entender e sentir o q escrevi, acho q dá pra interpretar de diferentes maneiras as palavras.........uma última idéia que me veio é sobre a noção de 'sonho'. Como que o sonho, enquanto perspectiva de criação, é o que pode nos segurar numa vida que valha a pena. E sonhar com algo, com os outros e conosco mesmo - perspectivas q eu acho q cabem no texto - pode nos instigar, inspirar, a buscar algo melhor. Talvez, portanto, ao sonhar que precisamos ter certeza e conhecimento. Sei lá!

Aline Vörös disse...

Meninos!
Léo, há quanto...!
Felipe, eu não ia ler os comentários antes de escrever, mas a minha maldita curiosidade nao me permitiu.
Sabe que foi a parte do sonhar que me fez escrever aqui?! Juro.
Bom, já que vocês escreveram um bocado, permitam-me tentar algo que nunca faço em público (há algo mais público que internet? náo sei, pensemos por enquanto que não).

Bom, primeiro - juro que vou tentar ser organizada - parabéns aos dois pela grande iniciativa de se expressarem. Cada qual a sua forma, e as afinidades aí...

Segundo, Felipeee, a sua introdução é a sua cara. Você é ótimo escrevendo nao-cientificidades também.

E por fim, o que eu realmente vim fazer aqui foi dividir um pouco de mim, um pedaço de mim ao dizer que, o refúgio dos sonhos é o ninho mais aconchegante de qualquer alma inquieta e corajosa, que nas lutas diárias, que ora ganha, ora perde e ora fica suspensa, o sonho é o carinho pra alma.

*espero que esteja inteligivel.

Kbça disse...

Gostaria primeiramente de expresar minha inenarrável surpresa e alegria de sua contribuição, Trovão. As palavras de vocês me fizeram lembrar de uma frase de um pensador contemporâneo mais do que moderno: 'A Felicidade é uma palavra coletiva' (ver Yorkut do Walker Hanashiro).
Parabéns e obrigado pela contribuição de todos vocês. Uma de infinitas questões possíveis. Será que um dia o melancolismo do presente dará espaço à esperança de um futuro, ou será que a melancolia (o sonho)é apenas uma forma de acalanto à uma angustia de um futuro inalcançavel?
Meu Eu egoista agradeça a coletividade ...
Is we