Evolução é qualquer processo de crescimento, mudança ou desenvolvimento. Estudamos evolução a vida toda, evolução humana, tecnológica, ambiental, não é erro dizer que atualmente é um fascínio humano a evolução, é?
Nossa espécie, nossa cultura, estamos sempre evoluindo, estamos sempre pegando conhecimentos ou crenças antigas e aprimorando, tudo graças a nossas técnicas de perpetuar o conhecimento; livros, histórias, internet, etc... Arrisco em dizer que nossa evolução hoje em dia é grande porque não deixamos mais a peteca cair, ou seja, quando alguém passa uma vida estudando e trabalhando uma idéia, essa idéia (caso gere interesse) não vai para o tumulo com individuo, provavelmente terão outros assumindo esse estudo assim que esse deixar de faze-lo, e assim vai.
Provavelmente a peteca cientifica não caiu desde que nossos ancestrais descobriram o fogo, a roda. Aprendemos com o passado, com os "conselhos" e a trajetória que nos foi percorrida. O conhecimento e o aprendizado vai a quem do individuo, mas não em todas as areas, ou pelo menos, em uma não. Sentimentos.
Quantos conselhos você ja não ouviu? Seja por meio de um bom amigo, de um e-mail, um power point, sua mãe, irmão? Quantos deles você dispensou? Quantos desses conselhos você só aprendeu quando cometeu o mesmo erro que eles evitavam?
É disso que estou falando, parece que quando o assunto são nossas emoções, nossos sentimentos, o conhecimento morre com a pessoa, ele não transgride. Se vamos a uma exposição de artistas impressionistas do século XIV vamos achar os quadros lindos, mas a realidade a qual eles foram feitos não se adequa mais. Se formos ler um livro sobre a arte de ganhar dinheiro feito em 1950 vamos achar uma leitura interessante e tirar alguns pontos fortes, mas no geral, ele não se aplica mais no nosso mundo. Evoluimos. Para bem ou mal, mas evoluimos.
Agora podemos ler romances, podemos ouvir músicas e todas elas soam atuais, sofremos dos mesmos erros, comemoramos as mesmas vitórias. Se formos usar metalinguagem, eu imagino nossa evolução emocional como uma pista de corrida, quando nascemos largamos a corrida e conforme vamos vivendo vamos evoluindo mais ou menos, mas quando morremos, tudo o que aprendemos no quesito emocional vai conosco para a cova. Nós podemos até tentar passar o bastão, mas será que as pessoas vão querer recebe-lo? Ou será, que é como eu acho que ocorre, as pessoas vão preferir percorrer o caminho delas do zero novamente?
Será que estou sendo injusto? Será que não existe evolução quando falamos em sentimentos? Será que é possivel evoluir nessa area? Ou é uma area daquelas que a gente "só aprende na pratica"? Ou ainda, é uma area tão pessoal que nenhuma "pista" é a mesma?
Filosofia de boteco, é claro.