09 outubro, 2008

Após a crise americana ...



Para aqueles nunca antes preocupados com as coisas que acontecem ao redor, a crise economica americana/mundial é um bom motivo para mudar de postura.

Incriveis mudancas nos valores das moedas, países quebrando, pessoas perdendo seus empregos e por aí vai ... esses fenomenos não podem ser vistos como coisas sem importância e/ou passageiras.

Apesar de acreditar que existem mais coisas com que se preocupar, acho que a "crise americana" é um bom incentivo a todas as pessoas que nunca pararam um minuto se quer para pensar em outras coisas além da própria vida. Essa crise é um motivador de reflexão, um motivador para a reconstrução de um novo significado para a vida e para o mundo.

É lógico que não podemos esperar grandes coisas de uma reflexão que começa dessa forma, imposta e sem contra-propostas. Por outro lado, a forma dialética com que o mercado se comportou nas últimas semanas (tendo como proposta inicial o crescimento economico na forma do liberalismo) demostra que sim, toda construção tem em si o motivador de sua destruição.

A contra-resposta que o mundo da economia liberal está planejando vem numa linha bem americana. Atacar para defender. E como sabemos, mais força gera mais violência e assim vamos, como em uma bola de neve. Li hoje mesmo na NEWSWEEK que quase todos os bancos centrais do mundo já atuaram nos seus mercados internos para reverter ou conter a situação catastrófica da economia mundial.
E o que sobrará de tudo isso será mais dificuldade para as transações financeiras, o que significa um controle no até então laissez-faire econômico.
Mas aí vem a pergunta ...

se antes estava dificil algum tipo de movimentação economica, como vai ser agora? Se antes já observávamos poucas pessoas trocando de classes social, como serão esses tempos que virão?
Quem controlará a economia ??? E quais serão os atores do jogo econômico???

Agora ficou dificil confiar em alguem ...

Nenhum comentário: