01 maio, 2008

INDIVIDUALIDADE

Em verdade, individualismo é um outro nome para nosso velho conhecido: o egoísmo. E todos nós, indiscutivelmente, nos vemos cercados de atos individualistas e, em contrapartida, protagonizamos atos igualmente individualistas.
Desde que o mundo é mundo, as idéias e projetos mirabolantes gerados por egos inflados e doentios têm sistematicamente tentado nos empurrar para um lugar chamado caos. Lembram-se de Hitler, de Mao Tse Tung e, mais recentemente, de Bin Laden? Pois é.
Porém, existe uma outra concepção, também baseada no conceito de indivíduo, essencial para o crescimento, para o amadurecimento, para o autoconhecimento e para o auto-aperfeiçoamento: a individualidade. Parece a mesma coisa? Mas não é!
É importante ressaltar que há muita confusão sobre o que é individualidade e sobre o que é individualismo ou egocentrismo. Comportamentos individualistas são, não raras vezes, traduzidos e tidos como individuais - o que denota um grande engano. A individualidade pressupõe independência com consciência nos pensamentos e nas ações, e não prepotência ou violência.
O ser individual não vê as diferenças como uma constante ameaça a ser tolerada, menosprezada ou até mesmo eliminada, mas respeitosamente as considera apenas o que legitimamente são: outras formas e possibilidades de se viver e agir no mundo.
O ser individual procura sempre corrigir a si mesmo, pois sabe que as pequenas mudanças pessoais, quando somadas, fazem uma tremenda diferença.
O monge budista vietnamita Thich Nhat Hanh costuma dizer que: “Paz é o andar. Felicidade é o andar. Ande por você mesmo e andará por todos nós”.
Aquele que opta pelo caminho da individualidade conscientemente sabe o quão importante é poder andar com independência por um Caminho que é para todos, sem distinção...

Nenhum comentário: