29 fevereiro, 2008

Pelo conceito Perfeito

Para o universo paradigmático, estanque, limitado e definido da realidade acadêmica vai aí um poema de JOÃO PAULO CUENCA, presente no livro O DIA MASTROIANNI.
Nessa obra o autor apresenta um relato sarcástico de uma geração que caminha do nada para lugar nenhum. O protagonista se entrega ao nada que é fruir o dia mastroianni. Despreza todo e qualquer compromisso com a realidade. Pouco se importa, por exemplo, com o registro disse que chamam realidade.
"Não imagino há quanto tempo não leio o jornal. Sei que, na última vez que o fiz, o pano caiu ante meus olhos: descobri que nada acontece. É o maior de todos os segredos. Depois, nunca consegui entender por que eles lêem o diário, discutem sobre as últimas (des)notícias, o que chamam de "realidade", de "mundo". Isso não me faz sentido algum."
Pedro Cassavas, o protagonista, e o personagem amigo Tomás Anselmo são jovens. Se recusam a trabalhar. Preferem ser trabalhados. Se recusam a trabalhar pois se acreditam bons demais, tão excelentes que poderiam fazer tudo o que desejassem, mas nada ambicionam. Desconhecem o prazer de um plano realizado. Conversam apesar de professar que todas as conversas são inúteis. E bebem. Tudo o que for alcoólico. Querem drinques gratuitos e prazeres interditos. Para eles o hoje é uma ilusão. A dupla se recusa para agir porque "nada nunca acontece ou acontecerá, independente do que façamos no mundo". Eles tem saudades do que nunca aconteceu.


Nas páginas do livro ...

"Verônica e alguns frequentadores do Monga Bar e do Café almofada e inúmeros outros jovesn curitibanos declamam, em alta voz, de repente num porão qualquer, uma canção que é hino e profissão de fé dos eternos adulteens:


Eu quero o conceito perfeito,
o mundo cor-de-rosa num sonho infantil,
a pura ignorância pequeno burguesa,
eu quero o olhar perdido de um cão
Eu quero o slogan maior,
farta mesa da família nórdica,
breakfast, fastfood, junkfood,
eu quero uma vida feliz e rasteira
Eu quero o timming perfeito,
a fórmula do seu sucesso,
jogo de cintura, espiritualidade
eu quero ser um alfa-beta
Eu quero o clímax perfeito,
o travelling final majestoso,
o diálogo perspicaz, elegante,
eu quero o charme ambíguo do galã
Eu quero o sexo perfeito,
sem lençóis sujos ou movimentos bruscos,
inodoro, depilado, com as luzes acesas,
eu quero amor enlatado
Eu quero o conceito perfeito..."

Nenhum comentário: