16 dezembro, 2009

Do outro lado do muro, o que vc tem a ver com isso ?

Ouço muitas coisas na rua. Também as ouço no meu trabalho.
Quando tenho oportunidade de me envolver em alguma atividade coletiva, também ouço.
São apavorantes.
Desprezíveis.
Inacreditáveis.

Um exemplo do que estou falando?
aí vai ...

Algumas cidades no norte da Itália estão fazendo uma campanha para esse natal, chama-se "natal branco". Essa campanha é destinada à todos os italianos da região norte. Tem como objetivo resgatar o "verdadeiro" espírito natalino, reforçado pela unidade nacional. Para isso, o governo aceita toda e qualquer informação sobre imigrantes ilegais que estão morando na região a fim de manda-los de volta para o lugar que vieram, trazendo assim o verdadeiro espírito natalino italiano, focado na unidade nacional dos cidadãos italianos, o natal branco.

fonte desconhecida - boato popular.

Ainda tenho um outro exemplo.

Morando na Irlanda a dois anos convivo com muitas pessoas diferentes de mim. Não só os nativos na terra, mas muitos outros imigrantes como eu. Que buscam seu espaço na sociedade e tentam se fazer ouvir(mesmo com o inglês ruim).
Entre os imigrantes, as nacionalidades são muitas - Britânicos, Portugueses, Espanhois, Romenos, Poloneses, Italianos, Alemães, Australianos, Americanos, Canadenses, Indianos, Coreanos, Chineses, Neo-zelandeses, Sul-americanos, Africanos, Asiaticos, entre outras nacionalidades...
Escutando pessoas falarem disso e daquilo, fui peneirando o sentimento geral dos nativos para com os imigrantes. Pude também evidenciar um debate sobre grupos etnicos no qual tudo de explicitou.
Poloneses, Romenos, e todos as outras nacionalidades que formam o leste europeu não são considerados europeus! E não são desejados. Enquanto Americanos, Canadenses, Australianos, Britânicos e Neo-zelandeses tem maior respeito e respaldo, sendo considerados mais próximo geograficamente que nacionalidades que dividem o mesmo território. Sendo objeto de desejo e consideração.

Fonte desconhecida - boato popular

Além disso ainda tem:
-Nossa !!!! Quatro irlandeses tentaram, mas foi um brasileiro que conseguiu.
ou
-Você viu como as fronteiras dos paises desenvolvidos estão mais severas?? Então, vão piorar. Cada vez vai ficar mais dificil entrar nos paises do norte do globo. Sabe porque ?? Por causa do aquecimento global. O mundo vai ficar tão quente que o único lugar que vai dar para morar sem morrer de calor são os paises do norte(leia-se Europa e Eua).


E aí, são ou não coisas estranhas de ouvir por aí?
Não?!?!?
Talvez só você vindo aqui e ouvindo isso para sentir o que sinto.
É um sentimento de destranhamento. De exclusão.
Tudo se torna claro depois de um tempo.
O que parecia ser apenas um comportamento cultural ganha valor. E não da mais para ver as coisas como eram antes. Não sei se o ambiente maquia tudo. Ou mesmo a diferença na lingua.
Mas as atitudes das pessoas não são tão simples, acabou essa história de ser normal.
O olhar significa mais do que "ver".
Ele significa classificar, determinar, separar.

Percebi que os mesmo problemas que existem de um lado do mundo, existem de outro. Porém, pior.
E talvez seja pior porque agora eu estou do outro lado do muro. Antes - classe média, moreno claro, bons habitos, escolaridade alta e etc ...
Agora - Estou fora da antiga realidade.
Não sou mais o que era. E a mudança do espaço geográfico também mudou minha condição de ser.

Agora sou imigrante. Isso faz muita diferença.


Antes de terminar, gostaria, mais uma vez de comentar uma coisa que ouvi por ai ...
Assisti a uma palestra sobre a cultura árabe na europa.
Papo-vai e papo-vem alguem levantou a questão: Porque as mulheres árabes tem que usar a burca? Isso é um elemento de extrema opressão contra as mulheres.
Porque os árabes não se vestem normalmente, como todo mundo?
Pera aí, como assim Todo mundo ???ai, essa doeu.

Depois de ouvir isso eu parei de pensar no debate, que se direcinou para o uso da burca e sua adaptação as normas de segurança internacional.
Eu me prendi a outro ponto.

Que tal discutirmos a branquização do mundo? Principalmente aqui na Europa é ridículo de ver a forma com que as pessoas são convidadas(forçadas) a se adequar as normas estéticas brancas. Raspagem dos pelos, alisamento do cabelo, ulhas postiças, vestes sociais, e assim vai ...
O que é mais normal, o terno decotado ou a burca?

Tô falando, tem coisa muito estranha acontecendo por aqui.

Um comentário:

brgarin disse...

Fala aii Leo!
Cara vou destacar um trecho em que vc diz que as pessoas:
"Cada vez vai ficar mais dificil entrar nos paises do norte do globo. Sabe porque ?? Por causa do aquecimento global. O mundo vai ficar tão quente que o único lugar que vai dar para morar sem morrer de calor são os paises do norte(leia-se Europa e Eua)."

Outro dia vi um debate sobre o aquecimento global, onde o entrevistado era um Meteorologista reitor da Universidade Federal de Alagoas. Dentre suas defesas e discursos(ele estava sendo "atacado" de perguntas sobre o aquecimento global pois defendia que o planeta está esfriando e está entrando numa era glacial) fiquei convencido de que o planeta está mesmo esfriando. O que está esquentando são as grandes metrópoles, as geleiras estão aumentando de tamanho e por incrível que pareça o aquecimento global é melhor para o ser humano do que o esfriamento. Porque?
Por que com o frio as águas não evaporam, não evaporando não chove, e sem chuva não se planta, não se colhe. Mesmo com o aquecimento o homem é capaz de irrigar, levar água a lugares inesperados e havendo sol a planta faz fotossintese, ao contrário de um esfriamento global.
Não vou entrar em maiores detalhes, mas pense nisso, concordei com esse ponto de vista, vou ver se acho a reportagem pra vc! E não ligue pra ignorância das pessoas, sua educação é melhor do que a deles.
Abrços