25 novembro, 2009

Free internet !

A internet é uma poderosa ferramenta de comunicação. E sendo usada com sabedoria pode ajudar muito grupos populares a se informar e formar seus grupos de interesse focados sobre suas necessidades. Mas para que isso aconteça, ainda precisamos dar alguns passos, ainda mais se tratando de Brasil.
Primeiramente, precisamos popularizar o uso do computador. Os preços precisam cair e o uso também. Acho que um é consequencia do outro, mas vai depender muito dos incentivos ficais do governo para que o primeiro ocorra. Se formos comparar os preços dos computadores no Brasil e no exterior (leia-se Europa, EUA e Japão - principalmente o segundo) veremos uma disparidade muito grande nos preços. Na verdade eu não tenho muitas informações sobre os porques dessa disparidade. Não sei se é por que a fabricação dos produtos ocorre nesses paises ou por que o governo da incentivos ficais para a popularização dos mesmos ou ainda por que as empresas de computadores tem interesses nos fortes mercados dos mesmos. Enfim, precisamos baixar os preços já.
Depois de popularizar o uso da maquina, temos que dar acesso a internet a população. Estou falando em uso de massa. Conecção popular e aberta a toda população. Isso é, serviço gratuito.
Todos tendo acesso através de redes de conecção do governo. Idéia utópica porém ideal.
É lógico que deveria ter controle da rede para até mesmo não perder o controle sobre o uso - afinal estamos falando de uso em massa. Mas acho que isso poderia ser articulado através de bolções de conecção. Através da criação de áreas de conecção gratuitas pelo país. Assim, definitivamente, o Brasil popularizaria o acesso a internet e daria a oportunidade da população fazer uso do maior instrumento de comunicação e informação nunca antes utilizado.
Após a popularização da maquina e da popularização do acesso, precisamos da campanha do uso consciente do instrumento. Porque não adianta ter o computador e internet e não usa-los em usas potencialidades máximas.
Mas acredito que esse passo seja apenas uma questão de tempo. Ou seja, muitos anos. Para que possamos ter um uso poderoso da máquina precisamos dar tempo à experiencia. Só assim, com o conhecimento passando de geração a geração, poderemos ter o uso consciente da máquina. Além do desenvolvimento de sítios e softwares que ajudem em todo o processo.
É lógico que ver a internet como ferramenta de mudança social é um sonho que dificilmente se tornará realidade. Apesar disso, ela já está sendo usado por boa parte da população mundial e já colocou muitas pessoas conectadas ao redor do globo. Pessoas que passam pelas mesmas dificuldades, pessoas que tem os mesmos interesses, e que não conseguiam encontrar forças para mudar por si próprias. Além disso, exemplos pessoais e grupais servem de incentivo para que outros se vejam na mesma situação e queiram ter uma atitude de mudança, tomando como exemplo a história de outros.
--------------------
Enquanto isso no Brasil .....
Importante notícia vinculada ao sítio G1.com.br - produzida por Jeferson Ribeiro

Lula adia decisão sobre banda larga para o final do ano
Presidente pediu mais informações para decidir sobre expansão da rede. Planos preveem reativação da Telebrás e massificação de acesso.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou a definição sobre programa de expansão da rede de banda larga no país após reunião com o grupo ministerial que discute o tema nesta terça-feira (24). Lula pediu mais detalhes sobre a proposta e deu prazo de três semanas para uma nova reunião.

A ideia inicial é colocar a antiga Telebrás à frente da gestão do programa. Para ampliar maciçamente o acesso à internet banda larga no país o governo pretende usar a rede de fibras óticas da Eletronet, empresa que está em processo falimentar há anos.

Contudo, essa rede foi incluída como um dos ativos da Eletronet e incorporada à massa falida da empresa. Para ser usada, o governo teria que convencer o Poder Judiciário que a rede não faz parte dos ativos e não pode ser vendida com a massa falida da empresa.

Essa seria a solução para colocar o projeto na rua, mas o governo ainda não definiu como se dará o acesso aos consumidores. Pode ser por meio das operadoras de telefonia ou pela criação de um novo mercado de provedores regionais de acesso.

Além do grupo ministerial, o Ministério das Comunicações também elaborou um plano para massificação do acesso em banda larga no país. Pelo plano, o Brasil alcançaria 90 milhões de acessos de banda larga até 2014. O custo estimado do projeto chegaria a R$ 75,5 bilhões.

Nesta terça-feira, o Ministério das Comunicações informou que o plano seria apresentado ao presidente Lula na reunião do grupo ministerial. O presidente, porém, acabou adiando a discussão sobre a expansão da rede para dezembro.

Nenhum comentário: