18 janeiro, 2012

Primeiras memórias...

Fazem cinco meses que desembarquei na China. No começo tudo era diferente e estranho. Eu não falava nada da língua. Cheguei aqui apenas com o vulgo "olá". O que credenciava os locais a iniciarem uma conversa. Aí eu olhava com uma cara de "comi azedo" e ia saindo, de fininho.


Aos poucos fui me familiarizando com a localidade e os arredores. Aprendi algumas palavras, depois de iniciar um curso de Mandarim e já começei a me sentir melhor. Conseguia perguntar e responder coisas simples tipo "meu nome é" e "quero esse".

Aos poucos também fui explorando e entendendo mais o que é o país que mais cresce no mundo. Economica pulsante que se faz transparecer para todo mundo através dos milhões de itens produzidos aqui. Quando eu cheguei, a China já era uma realidade. Quando olhei ao redor, entendi o porque.

O país é um canteiro de obra. E a cidade que eu estou mudou drasticamente nos ultimos dois anos. O metro dobrou suas linhas de conecção e profissionalizou seus serviços. Todos os ônibus falam inglês, mandarim e cantonês (lingua local). A grande maioria das pessoas entende muito bem os comandos básicos do inglês e todos os jovens, falam inglês.

Não que o inglês possua algo intrinseco, mas pode signifar expansão. Além do mais, muitas empresas contratam falantes de lingua específica. Como no meu caso, o português. Eles querem pessoas nativas do Brasil para fechar negócios com o Brasil e isso se expande para todos os outros países economicamente poderosos.

Isso tudo sem contar o poder de organização da sociedade chinesa. De fora pode até não parecer organização, mas é. Os prédios grudados, sem sol no meio deles. A rua dica distante da entrada dos prédio. Antes temos que passar pela lojas. O metro também tem lojas. Na verdade, existem shopping centers em cada estaçãõ do centro da cidade. Se caminha 5 minutos dentro da estação até se chegar no guiche de compra de bilhetes. A maioria das pessoas credita isso ao partido comunista. Porém a China já era poderosa antes do partido! Eu ainda procuro pintas na cultura para entender esse caso.

A cultura Chinesa é complexa e muito diferente da brasileira. Porém tem caracteristicas muito silimares. Com o a receptividade. Que maravilha o povo Chinês!!! Muito receptivo e simpático. É Lógico que muitos sorrisos que recebo são pelos dólares que tenho no bolso. Mas é inegável a quantidade de pessoal legais q encontrei aqui! Digo legais, isso não inclui a capacidade de ser amigo e leal! O que pode representar problemas para brasileiros emotivos.

Enfim, existem muitas coisas a serem ditas sobre a China. Mas minhas opiniões ainda não estão suficientemente cristazidas para expor-las.

Sobre o burocrático, podem perguntar que posso tentar responder. Mas já alerto, a China não é o dragão que estão pintando por aí. Pelo menos ainda não... hehehe